Comissão Emancipacionista

• Publicado em: 19/03/2017 às 23:39   |   Imprimir

Uma grande árvore de Guajuvira localizada no encontro da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Pedregulho deu nome inicial a esta localidade, de Esquina Guajuvira. Foram enormes as dificuldades encontradas pelos pioneiros principalmente com relação a títulos de propriedades e demarcações de terras.

Luiz Giacomelli, encarregado das demarcações sugeriu o nome de seu amigo então Deputado Federal, recém falecido Doutor Maurício Cardoso para denominar a então a Esquina Guajuvira, que a partir daí passou a chamar-se Esquina Doutor Maurício Cardoso.

Com a emancipação de Horizontina em 1955, foram criados os Distritos de Vila Pitanga e Vila Doutor Maurício Cardoso. Ambos foram administrados em conjunto pela subprefeitura instalada na Esquina Duque de Caxias, na divisa dos dois distritos, cujo primeiro subprefeito foi o Senhor Pio José Dotto. Decorrido algum tempo, foram desmembradas em duas subprefeituras, uma em Vila Pitanga e outra em Doutor Mauricio Cardoso.

Em fevereiro de 1985, iniciaram-se os trabalhos pela conquista da emancipação. Formou-se a Comissão Emancipacionista com membros da comunidade de Doutor Maurício Cardoso. Em 20 de setembro de 1987 realiza-se o plebiscito com a maioria dos votos favoráveis à emancipação.

Em 08 de dezembro de 1987 através da Lei Estadual nº 8.455 é criado o Município de Doutor Maurício Cardoso.

Comissão Emancipacionista:

Presidente - Tarcisio Solênio Dotto